História

A Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida – ANBIOTEC iniciou sua trajetória no Estado de Minas Gerais e nasceu de um contexto de territorialidade de grande representação do setor econômico de Biotecnologia na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, conhecido como Arranjo Produtivo Local de Biotecnologia (APL). Os registros das primeiras ações coletivas empresariais tiveram início em 2003 e foram fomentadas e apoiadas por entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e instituições como ABDI e MDIC.

A partir deste contexto, as empresas do setor fundaram oficialmente a instituição em 26 de julho de 2010 como Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida – AMBIOTEC - instituição de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, constituída sob a forma de Associação, conforme disposto pelo artigo 53 e seguintes do Código Civil Brasileiro, com sede e foro no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), localizado no Município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais.

Em maio de 2016 as empresas associadas sentiram a necessidade de expandir a atuação da Associação para a base territorial nacional, com o objetivo de fortalecer o setor industrial de Biotecnologia Brasileiro, tornando o setor mais forte e competitivo. Assim, surge a ANBIOTEC.

 

Veja abaixo a trajetória da ANBIOTEC

2003-2005
Criação do Conselho do Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia de Minas Gerais, com a participação de empresas e apoio da FIEMG, Sebrae Minas, Sindusfarq, Fundação Biominas.

 

2006
Criação da Secretaria Executiva do (APL) de Biotecnologia com o apoio do Sindusfarq e Fiemg.

 

2007-2009

  • Projeto Estruturador Governo de Minas: “Arranjos Produtivos Locais - APL de Biotecnologia. Principais ações realizadas: comunicação e marketing do setor, certificação de produtos e processos, rodadas de negócios, participação em feiras, eventos e missões empresariais internacionais (Ações de destaque: Missão Uruguai – 2009, Congresso Eurobio França – 2009 e Missão Cuba – 2009). Período de realização: 2007 – 2010.

 

2010
Fundação da AMBIOTEC pelas empresas do setor e instalação da sede da entidade no Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG/FIEMG).

 

2011

  • AMBIOTEC assina convênio “Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (Programa BID)”, uma parceria entre Governo de Minas, FIEMG, Sebrae e AMBIOTEC. 
  • AMBIOTEC assina convênio de cooperação com ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, para realização de ações de competitividade industrial do setor de Biotecnologia Mineiro.
  • Efetivação da AMBIOTEC como instituição membro do Programa BIOTECSUR, representando as indústrias brasileiras junto às questões do setor no Mercosul.
  • Assinatura do convênio AMBIOTEC e SEDE-MG: Realização das missões empresariais “Feira Hospitalar (São Paulo)” e “BIO CONVENTION (Washington, EUA)”.
  • AMBIOTEC assina Termo de Outorga FAPEMIG – Edital TIB visando à adequação de produtos e processos para certificação das empresas de biotecnologia do Estado. AMBIOTEC atuou neste programa como entidade executora e gestora. Período de realização: 2011 – 2013.
  • Mudança da sede da AMBIOTEC para o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), tornando-se a única instituição de classe empresarial residente, com o objetivo de alavancar o setor de Biotecnologia no Parque e estreitar parcerias com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
  • AMBIOTEC é convidada pelo BID, Governo de Minas, FIEMG e SEBRAE para atuar como entidade executora do Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais (Setor de Biotecnologia) com a coordenação e execução de 25 ações macros, incluindo estudos de mercado, ações mercadológicas (realização de rodadas de negócios e participação em feiras, eventos e congressos), capacitação e gestão empresarial. Período de realização: 2011 – 2014.
  • AMBIOTEC executa missão empresarial aos seguintes eventos: BIO CONVENTION (Boston, EUA), Feira Hospitalar (São Paulo), Feira MEDICA (Düsseldorf, Alemanha).

 

2013

  • AMBIOTEC executa missão empresarial aos seguintes eventos: BIO CONVENTION (Chicago, EUA), AACC (Houston, EUA), Feira Hospitalar (São Paulo), Feira MEDICA (Düsseldorf, Alemanha) com expressivo número de empresas participantes.
  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial ao Uruguai para prospecção de parcerias: visitas técnicas às empresas, instituições de Biotecnologia e parques tecnológicos.
  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à BIOLATAM, em Bogotá, Colômbia, representando o setor de Biotecnologia Brasileiro, apresentando o Cluster de Biotecnologia Mineiro.

 

2014

  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à Feira Hospitalar (São Paulo), com estande coletivo e participação de 9 empresas.
  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à BIO CONVENTION (San Diego, EUA) e participa no Pavilhão Brasileiro com o apoio do Projeto Setorial Brasil Biotechnology.
  • AMBIOTEC participa do Projeto GOAL BELO – Copa do Mundo: organização de Rodada de negócios em Belo Horizonte com empresários da Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha e Uruguai.
  • AMBIOTEC realiza, em parceria com a ASEBIO (Associação Espanhola de Empresas de Biotecnologia), Missão Empresarial Espanha - Minas Gerais: Rodada de Negócios entre empresários do setor de Diagnóstico.
  • Assinatura do convênio de cooperação entre AMBIOTEC e Parque Tecnológico Pando, do Uruguai, com o objetivo de desenvolver e executar projetos em parceria na América Latina e União Europeia.
  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à BIOSPAIN (Santiago de Compostela, Espanha) representando o setor de Biotecnologia Brasileiro, apresentando o Cluster de Biotecnologia Mineiro.
  • AMBIOTEC assina Memorando de Entendimento para realizar parcerias com centros de pesquisa e entidades da Holanda, através do Programa do Living Lab Biobased Economy.
  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à Feira MEDICA (Düsseldorf, Alemanha) e participa no Pavilhão Brasileiro com o apoio do Projeto Setorial Brazilian Health Devices.

 

2015

  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à Feira Hospitalar (São Paulo), com estande coletivo e participação de 7 empresas.
  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à BIO CONVENTION (Philadelphia, EUA) e participa no Pavilhão Brasileiro com o apoio do Projeto Setorial Brazilian Pharma Solutions.
  • AMBIOTEC executa Missão Empresarial à Feira MEDICA (Düsseldorf, Alemanha) e participa no Pavilhão Brasileiro com o apoio do Projeto Setorial Brazilian Health Devices.
  • AMBIOTEC representa o Brasil e executa Missão Empresarial no evento de biotecnologia da América Latina - BIOLATAM, em Santiago, Chile. Participantes: AMBIOTEC, SECTES-MG, FUNED, UFMG e Parque Tecnológico de Ribeirão Preto (SUPERA PARK).

 

2016

  • AMBIOTEC torna-se ANBIOTEC (Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida) atendendo ao pleito empresarial brasileiro do setor, com o apoio das empresas mineiras, criando em julho/2016 a primeira Diretoria Regional ANBIOTEC no Nordeste.
  • ANBIOTEC organiza Missão Empresarial à Feira Hospitalar (São Paulo) com estande coletivo, em grande área de exposição e participação de 11 empresas.
  • ANBIOTEC organiza Missão Empresarial à BIO CONVENTION (San Francisco, EUA), com a participação de 15 empresários e instituições de Biotecnologia de Minas Gerais e Ribeirão Preto (SP) no Pavilhão Brasileiro, com o apoio do Projeto Setorial Brazilian Pharma Solutions.
  • ANBIOTEC organiza Missão Empresarial à BIOSPAIN
  • Criação dos Comitês Regulatório e Comex ANBIOTEC

 

2017

  • Estabelecimento da Associação Nacional através da organização das diretorias regionais e criação de metas de curto, médio e longo prazos atendendo as demandas das empresas associadas.
  • Prevista a realização das seguintes ações: Feira Hospitalar 2016, Workshop Regulatório ANBIOTEC e Bio Convention 2016.