Anbiotec

Encontro Innovation Day ANBIOTEC Brasil

O Evento On-line Innovation Day, promovido pela Anbiotec Brasil e realizado no dia 30 de Agosto de 2022, que teve como tema central: Inovação, Regulação e Fomento, contou com 8 palestrantes de Instituições públicas e Empresas e mais de 200 participantes durante às 6 horas de evento.

Um dia significativo, com palestras e painéis técnicos sobre as áreas de saúde, biotecnologia, inovação, empreendedorismo, regulação e fomento. A condução do evento foi realizada pela Presidente Executiva da Anbiotec Brasil, Vanessa Silva e demais moderadores e Diretores da Associação: Mabel Alvorado e Luiz Eduardo Costa, Maria Magalhães e Marcel Martins.

Dando sequência a programação da manhã do Evento, abrindo o “Painel” de “Oportunidades de infraestrutura e fomento para inovar a cadeia produtiva de Saúde e Biotecnologia no Brasil”, contamos com a participação de Bruno Portela, Secretário de Inovação e Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, que elencou a importância do Marco Legal das Startups, que entrou em vigor em 31 de Agosto de 2021, “que possui 3 grandes eixos: melhoria do ambiente de negócio, facilitação de investimento, modernização da relação do estado com setor público, trazendo dois grandes instrumentos: o Sandbox regulatório que garantem que os testes inovadores podem ser testados com total segurança jurídica; E o segundo é o contrato público de solução inovadora”.

Na sequência com a palavra, o Gerente Substituto de Produtos para Diagnóstico in vitro, da GEVIT ANVISA, Marcos Paulo Jucá, trouxe informações do processo “Regularização de produtos para Diagnóstico In vitro, desmistificando que a regulação é uma barreira para a criação de inovações e que ela possui uma função social, e é um mecanismo para correção de assimetrias e irregularidades”.

Marcelo Medeiros, Diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida do INMETRO, apresentou sobre a Metrologia como ferramenta para validação de uma tecnologia inovadora, falando sobre a infraestrutura de qualidade do INMETRO como base da biologia.

Alessandra Weyandt, representante da Diretoria de Avaliação da Conformidade do INMETRO, fecha a programação de palestras da manhã falando sobre avaliação de “Conformidade como ferramenta para confiabilidade e segurança dos produtos inovadores, mostrando que é necessário um processo sistematizado com regras pré estabelecidas para que o requisitos atendidos agreguem valor e segurança para todos.”

Após as palestras, O Diretor de assuntos regulatórios da ANBIOTEC BRASIL Luiz Eduardo Costa, abre o momento de debates e discussões de visões dos palestrantes sobre o sistema de vigilância sanitária, certificações e inovações.

Iniciando a programação da tarde, o Evento contou com a presença de mais 5 palestrantes, falando sobre o tema Fomento.

Abrindo o Painel de Oportunidades de infraestrutura e fomento para inovar a cadeia produtiva de Saúde e Biotecnologia no Brasil, Bruno Portela, Secretário de Inovação e Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, comentou sobre criação de fundos privados para alavancar a Bioeconomia brasileira.

Dando sequência a temática, Marcos César de Oliveira Pinto, Diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador do MCTI, ele elencou as Oportunidades que o MCTI deixa a disposição a cerca de programas de apoio a Startups, mostrando algumas iniciativas de incentivo financeiro para esse setor.

Ainda falando sobre o tema oportunidades, contamos com a presença do
Igor Nazareth, Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii. Igor apresentou a importância de atuação da Instituição, como uma empresa privada sem fins lucrativos, atuando como apoiadora de Inovações do mercado e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

Rodrigo Rocha Secioso de Sá, Superintendente de Inovação da Finep, demonstrou as oportunidades que a Instituição traz como principal agente de Fomento a Inovação do Brasil, vem trabalhando em parceria com MCTI para apoiar o setor tecnológico, disponibilizando possibilidades de crédito para investimento.

Marco Quirino, Diretor Executivo Enrich Latam, comentou como a Rede Enrich busca apoiar e incentivar os países da América Latina, inclusive o Brasil, a buscar as oportunidades de desenvolvimento nas áreas da ciência, tecnologia e inovação na Europa.

Maria Magalhães, Diretora Técnica Life Sciences e Insumos Estratégicos da ANBIOTEC BRASIL, Moderadora do “Painel”, deixou um questionamento a respeito da inclusão de etapas pós desenvolvimento nos Editais de Fomento, para a contribuição da inserção dos bioinsumos nacionais na indústria nacional.

Marcel Martins, Diretor Técnico de Relacionamento PD&I Mercado
trouxe uma pergunta em relação aos editais de fomento à inovação que tem apresentado um perfil que reforça o fortalecimento de regionais e capilaridade nacional, além de estimular a interação entre ICTs e empresas privadas.

Fazendo um fechamento desse “Painel” da tarde, a Mabel Alvorado Vice Presidente da ANBIOTEC BRASIL, comentou sobre a qualidade das informações e riqueza de detalhes nos debates, ressaltando a importância sobre as oportunidades e incentivos para o setor de saúde, biotecnologia e Inovação.

Registrando o encerramento do Encontro, a Presidente Executiva da ANBIOTEC BRASIL, Vanessa Silva, fez um agradecimento a todos os presentes e destacou alguns pontos altos do evento, como o tema Sandbox regulatório; a regularização de produtos inovadores e os desafios da cadeia produtiva; e ainda a importância de comprovar a qualidade e a segurança dos Bioinsumos nacionais. Encerrou sua fala convidando todos os atores a manterem juntos a estratégia da cadeia produtiva, tendo a Inovação, a Regulação e o Fomento como eixos centrais de estruturação, com o objetivo de fomentar e fortalecer a Bioindústria nacional.

Assista o evento na íntegra no nosso canal do Youtube:

MOMENTO REGULAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=f-OLN2rJ8JA&t=4974s

MOMENTO FOMENTO
https://www.youtube.com/watch?v=ueDViIjg0xM