Press Release

A Anbiotec Brasil tem nova direção
Título: A Anbiotec Brasil tem nova direção

No dia 12 de setembro o professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Medicina e atual Diretor Presidente e CEO do Biotech.Town S.A. em Belo Horizonte - MG, Pedro Vidigal, foi eleito Presidente da Anbiotec Brasil. Com pleito disputado em chapa única, o novo conselho diretor é completado pelo vice-presidente, o biomédico Emanoel dos Santos, diretor presidente da empresa Biogene, de Recife - PE e pelo Diretor Administrativo Financeiro, o engenheiro Roberto Castro, CEO da Ventrix em Santa Rita do Sapucaí no sul de Minas Gerais. Com esta composição a diretoria da Anbiotec Brasil reforça sua atuação cada vez mais nacional.

O mineiro Pedro Vidigal assume a presidência da Anbiotec Brasil com a experiência de ter atuado junto à iniciativas como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inova) e Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) ambos da UFMG, do Programa Lemonade de aceleração de startups e de instituições como a Labtest Diagnóstica S.A., o Hospital Biocor e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Atualmente é Diretor Presidente e CEO do BiotechTown, primeiro centro privado do Brasil voltado exclusivamente para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida.

O Vice-Presidente Emanoel Sérvio, empresário pernambucano, um dos representantes da região Nordeste do país, já coordenou vários projetos de pesquisa financiados por órgãos federais e estaduais como FACEPE, CNPq, BNB e FINEP. É atualmente coordenador geral do Projeto Cinomose. Atua como pesquisador no desenvolvimento de kits diagnósticos baseados em proteínas recombinantes e estuda o ambiente empreendedor em biotecnologia no país e particularmente em Pernambuco. Além de diretor presidente da Biogene, também é o presidente do Fórum Pernambucano de Empresas Privadas de Biotecnologia e membro do comitê diretor da RENORBIO.

O paulista Roberto Castro Júnior, Diretor Administrativo Financeiro da Associação, é formado em Engenharia Eletrônica e Administração pela ESAN SP, com mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela escola politécnica da USP. Atuou como secretário da ABNT CB-26, Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar da ABNT e especialista brasileiro em 3 Working Groups da IEC, sendo também ex-diretor do SIMMMEI – Sindicato das Indústrias de Itajubá e presidente do Grupo de Empresas de Produtos e Serviços para Saúde - GEPSS, que mantém um projeto de eletromédicos para o Sul de Minas, apoiado pelo SEBRAE MG. É atualmente fundador e CEO da Ventrix, empresa especializada em telemedicina, e sua holding (Ventrix Holding S/A) está localizada em Vargem Grande, na Região Metropolitana de São Paulo.

Este novo Conselho Diretor tem o apoio de Vanessa Silva da Silva, Diretora Executiva da Anbiotec Brasil, responsável pela execução das ações estratégicas da Associação. Vanessa é graduada em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Pessoas e em Empreendedorismo na Universidade de Berkeley, Califórnia. Possui mais de 20 anos de experiência na coordenação de projetos de competitividade empresarial nos principais Polos de tecnologia no Brasil. Atuou em 2009 como coordenadora do APL de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte e apoiou as empresas em 2010 na Fundação da AMBIOTEC (então Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida). Possui grande experiência em colaborações internacionais e projetos privados e governamentais com foco na competitividade empresarial e desenvolvimento tecnológico.

Com esta equipe, a Anbiotec Brasil reforça sua atuação em todo o Brasil e dá continuidade ao processo expansão nacional e assume com o compromisso de defender os interesses do setor de biotecnologia brasileiro, buscando promover o fortalecimento e competitividade através do apoio à inovação e ao empreendedorismo, da atuação junto de instituições públicas e privadas e pelo diálogo com órgãos regulatórios nacionais e internacionais.

A Anbiotec Brasil foi presidida nos últimos quatro anos pelo diretor técnico da Quibasa-Bioclin, o farmacêutico bioquímico Silvio Wandalsen Arndt. Durante sua gestão, foi responsável pela transição da atuação da Associação do âmbito regional para nacional, transformando a Anbiotec Brasil na principal rede de empresas de biotecnologia e ciências da vida em todo o país.

A posse da nova diretoria acontecerá neste mês de outubro, junto com os novos conselheiros, também eleitos no dia 12.